logo

none

FPT leva novidades globais ao Congresso SAE

A FPT reservou para seu estande no Congresso SAE deste ano (6 a 8 de outubro, ExpoCenter Norte, em São Paulo) seus principais lançamentos em 2009 e as inovações que marcam sua trajetória ao longo dos anos.
Author image

cria

02 out 2009

1 minutos de leitura

G_noticia_4718.jpg

A principal atração será a tecnologia MultiAir, lançada no Salão de Genebra 2009 e apresentada à imprensa latino-americana em 31 de agosto. O novo sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas permite controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor, controlando indiretamente a combustão, cilindro a cilindro e ciclo a ciclo.

“O MultiAir é versátil, aplicável a todos os motores a gasolina ou flex, e com futuros desenvolvimentos em potencial também para propulsores a diesel” – explica João Irineu Medeiros, diretor de engenharia. Ele compara a importância do sistema ao desenvolvimento do common rail, utilizado em powertrains diesel.

O moderno conceito de downsizing será exposto aos participantes do congresso por meio do motor Fire 1.4 16v T-Jet, aplicado às versões top de linha dos veículos Linea e Punto, da Fiat. O propulsor soma a força de motores de maior cilindrada com a redução de consumo e de emissão de poluentes.

A FPT vai expor também o Cursor 13, que equipa o Iveco Stralis, e sua maior inovação em transmissões: o câmbio C510 Dualogic. “Trata-se de uma democratização do câmbio automático, levando conforto e prazer em dirigir a uma gama maior de veículos” – garante João Irineu.

Em 2008 a FPT, empresa do Grupo Fiat, produziu globalmente 2,9 milhões de motores e 2,4 milhões de transmissões. No Brasil os principais clientes são a Fiat Automóveis, Iveco e CNH.