logo

dualogic

FPT produziu 10 milhões de transmissões em Betim

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

22 dez 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_8887.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A FPT – Powertrain Technologies comemora a marca de dez milhões de transmissões produzidas na unidade de Betim, em Minas Gerais. A operação começou em 1976, com o início da produção do modelo C506, destinado à família Fiat 147 e que, mais tarde, também equiparia os primeiros modelos do Uno. Até 1996, ano em que saiu de linha, foram produzidas 3,7 milhões de unidades do C506.

Naquele ano foi apresentada ao mercado uma transmissão mais moderna e eficiente, a C513. A entrada dos comandos, que passou a ser a cabos, e o sistema de sincronização foram algumas das novidades da C513, que atualmente equipa os modelos Fiat com motores 1.0l e 1.4l com torque até 14,7kgfm. O início da operação da linha C513 representou uma nova etapa nesta história. “Aquele ano marcou uma grande transformação, com investimentos em equipamentos e pessoas que resultaram na primeira grande modernização técnica e produtiva da fábrica”, relembra Agnaldo Costa, plant manager da fábrica de transmissões de Betim.

Três anos mais tarde, em 1999, entrou em produção a transmissão C510 manual, para veículos com motores acima de 1.6l e torque entre 17kgfm e 21kgfm. Em 2008 o modelo ganhou duas versões inovadoras: a Locker, que proporciona melhor desempenho em condições de baixa aderência, como estradas de terra e cascalho, e a Dualogic, que dá ao motorista a opção de escolher entre câmbio manual ou automatizado e hoje equipa quase todos os veículos da Fiat Automóveis.