
A França fez um aceno positivo à harmonia dentro da aliança Renault-Nissan. O estado francês, dono de 15% da Renault, que por sua vez controla 43% do capital da Nissan, informou à agência Reuters na sexta-feira, 21, que apoiará as iniciativas que impulsionem os negócios dentro do grupo, que também conta com a Mitsubishi.
LEIA MAIS:
> Por que Renault e Nissan voltaram à queda de braço?
“O estado francês apoiará qualquer iniciativa destinada a aumentar a parceria da Renault com a japonesa Nissan”, disse uma fonte da APE, a agência estatal que representa os interesses da França no mercado de capitais.
O estado francês é o protagonista dos embates que ainda existem dentro da aliança Renault-Nissan. Sua presença no capital da controladora Renault é vista como algo nocivo pelos japoneses, que por conta disso tentam há anos fazer com que a empresa venda à Nissan a fatia de 43% da qual os franceses são donos.
As pressões em torno disso aumentaram nos últimos dias, com a notícia de que a Nissan teria condicionado sua participação em negócio de veículos elétricos da Renault à essa venda da participação.
A Renault está finalizando os planos de dividir seus departamentos de motores térmicos e veículos elétricos em duas unidades separadas em meio a tensas negociações com a Nissan.