
O Freelander, um dos maiores sucessos da história da extinta Land Rover, voltará a existir com a ajuda da Chery. O SUV vai retornar às ruas em uma geração completamente inédita como um carro elétrico que será vendido inicialmente na China.
A JLR e a Chery assinaram uma carta de intenções para licenciar a marca Freelander, que dará origem a uma nova gama de veículos movidos a eletricidade. A produção será realizada pela CJLR, joint venture igualitária formada pelas empresas em 2012 e que vai aproveitar componentes e infraestrutura da Chery na Ásia.
VEJA MAIS:– Fábrica da JLR em Itatiaia espera por volumes maiores
– JLR lançará mais carros híbridos antes dos elétricos
Além de reviver um dos nomes mais bem sucedidos da JLR nas últimas décadas, a decisão pode impulsionar o crescimento da empresa no principal mercado de automóveis do planeta, onde marcas como BYD, Geely e GWM investem pesado em carros eletrificados.
A produção do novo Freelander também seria determinante para impulsionar a divisão de carros elétricos da Tata Motors (dona da JLR), que não vem obtendo resultados positivos.
Carro elétrico será exportado para o mundo
O novo Freelander será fabricado em Changshu e estreia na China, mas há planos de exportá-lo globalmente no futuro. Além de produzir o SUV elétrico, a CJLR continuará com a fabricação de veículos movidos a combustão.
As empresas não revelaram quando a produção do novo Freelander será iniciada. A antiga geração do modelo saiu de linha em 2014 e foi substituída pelo Discovery Sport, que não conseguiu repetir o sucesso de seu antecessor.
