
A nova geração de soluções tecnológicas da Volvo Cars voltadas à segurança preventiva traz uma inovação que permite detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 25 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista.
O “alerta de colisão com freio automático para pedestres” será item de série do novo S60, programado para ser lançado em 2010.
“O City Safety foi desenvolvido para ajudar o motorista a evitar acidentes com outros carros. Agora damos um passo à frente ao apresentar uma função que estende o nível de segurança aos pedestres”, afirma Thomas Broberg, especialista em segurança da Volvo Cars.
O executivo assinala que a inovação representa um passo decisivo na visão de longo prazo da Volvo Cars de desenvolver carros à prova de acidentes. A empresa anunciou que pretende reduzir a zero, até 2020, o número de vítimas fatais ou gravemente feridas a bordo de um veículo da marca.
As estatísticas levantadas pelo Centro de Pesquisas de Acidentes de Trânsito da Volvo justificam a preocupação da empresa. A participação de pedestres entre as vítimas de acidentes de trânsito na Europa varia entre 10 e 25% dependendo do país.
Em 2007, 43% das 1.560 vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos nas capitais dos países europeus eram pedestres. Quando a velocidade dos carros é de 50 km/h, o risco de morte ao pedestre é 85% maior em comparação com os acidentes em velocidades até 25 km/h.
“A nova tecnologia ajudará os motoristas a evitar eventuais colisões com pedestres em velocidade até 25 km/h. Se o carro está mais rápido, a ideia é que a velocidade seja reduzida ao máximo possível para atenuar o impacto. Na maioria dos casos, é possível reduzir a força da colisão em cerca de 75%. Considerando o elevado número de acidentes fatais com pedestres, se conseguirmos uma redução do risco em 20% já podemos dizer que o novo sistema fará uma grande diferença. Em situações específicas, isso pode chegar a até 85%”, explica Broberg.
Câmera e radar
O sistema Collision Warning with Full Auto Brake and Pedestrian Safety é composto por uma unidade de radar integrada à grade dianteira do veículo, uma câmera instalada abaixo do espelho retrovisor interno e uma unidade de controle central.
O radar e a câmera monitoram continuamente a área em frente ao veículo. A tarefa do radar é detectar a presença de obstáculos e calcular a distância do carro em relação a eles, enquanto a câmera tem a função de identificar o tipo de obstáculo.
Assim como no sistema City Safety, o dispositivo é programado para responder à presença de veículos que estejam à frente, parados ou se movendo na mesma direção. Graças ao radar de última geração, que tem um raio de ação mais amplo, a presença de pedestres na iminência de atravessar a rua pode ser detectada com antecedência.
“Trabalhamos há mais de dez anos no desenvolvimento dessa tecnologia, com testes realizados em ruas e estradas de diferentes países” – afirma Broberg, explicando que fatores como o estado das ruas, o comportamento do trânsito e as condições climáticas precisam ser considerados no projeto da versão final do sistema.
Em casos de emergência o motorista recebe primeiro um aviso sonoro juntamente com um sinal luminoso no display posicionado no pára-brisa. Para obter uma reação imediata e intuitiva do motorista, o alerta visual foi desenhado para parecer um brake light. Se o motorista não responde ao aviso e o sistema detecta que a colisão é iminente, os freios do carro são acionados automaticamente com força total de frenagem.