
Nos mais recentes resultados de testes do Euro NCAP divulgados na quarta-feira, 31, dois dos modelos testados, a nova minivan Renault Scénic e a perua Subaru Levorg, ganharam cinco estrelas porque, além de se saíram bem nas simulações de colisões, também têm o AEB standard em todas as versões. O instituto independente também estreou um sistema de avaliação dupla (Dual Rating) em dois outros modelos que foram avaliados agora, a picape média Toyota Hiliux e o SUV compacto Kia Niro, que oferecem o AEB em pacote opcional de segurança e por isso foram avaliados com e sem a frenagem automática de emergência. Ambos os veículos equipados com freios autônomos ficaram com a nota máxima, enquanto a Hilux básica obteve três estrelas e o Niro quatro.
Segundo a Thatcham, o uso de dispositivos ativos de segurança tem sido priorizado especialmente em modelos familiares, como é o caso tanto da Subaru Levorg como da Renault Scénic. O instituto aponta que o pacote de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês) introduzido na nova Scénic foi fundamental para a conquista das cinco estrelas do Euro NCAP.
A nova geração da Scénic, que começa a ser vendida este ano em diversos mercados europeus, chega equipada em todas as versões com pacote completo de frenagem automática de emergência, incluindo o AEB urbano, que atua em baixas velocidades para prevenir colisões; o interurbano para anular ou mitigar efeitos de acidentes iminentes em estradas; e para detecção e proteção de pedestres que não são vistos por motoristas. Em todos os casos, os freios são acionados automaticamente. A Scénic também tem outros ADAS, como estacionamento automático, alerta e assistência de faixa de rodagem (LDW e LKA, que avisa e corrige a rota quando o carro sai da faixa) e piloto automático adaptativo (ACC, que aciona acelerador e freios automaticamente para manter distância do veículo à frente monitorado por radar).
Ao instalar todos esses sistemas de segurança de série desde a versão mais básica, a Thatcham avalia que a Renault sai na frente de outras montadoras na Europa que oferecem frenagem automática e outros ADAS apenas em algumas versões mais caras, como é o caso, por exemplo, da Volkswagen Touran, concorrente direta da Scénic.
Para o secretário geral do Euro NCAP, Michel van Ratingen, a fórmula de testes duplos realizados com e sem o AEB deverá acelerar a adoção do dispositivo de série por mais montadoras. “É sempre bom ver equipamentos de segurança adotados como standard, por isso Renault e Subaru mereceram ganhar as notas máximas em seus carros. O fato de a Toyota tornar disponíveis sistemas avançados de segurança em picapes, mesmo que seja como opcional neste estágio, mostra que o método de notas duplas é um grande instrumento para encorajar o uso mais amplo desses sistemas em todos os tipos de veículos”, declarou em nota Ratingen.
Assista abaixo todos os testes de colisão e de frenagem automática feitas pelo Euro NACP com a nova Renault Scénic (clique duas vezes na imagem para assistir em tela cheia e clique ESC para voltar ao normal):