logo

none

Frota automotiva cresce mais no Norte e Nordeste

A estratégia de algumas montadoras de abrir novas fábricas em outras regiões que não a Sudeste, como a Ford (Camaçari, BA) e agora a Fiat (Suape, PE) se explica não apenas por questões sindicais ou fiscais, mas também pela expansão de mercado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Pelo quadro abaixo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível ver, entre 2004 e 2008, o aumento na participação do Produto Interno Bruto do Brasil nessas três regiões.
Author image

Redação AB

27 abr 2011

1 minutos de leitura

Uma análise dos veículos registrados no Departamento Nacional de Trânsito aponta situação semelhante. De 2004 até março de 2011, a frota de automóveis no Brasil cresceu 46%; os comerciais tiveram alta de 57% no mesmo período. Assim como no PIB, as regiões em que houve maior crescimento da frota foram o Norte, Nordeste e Centro-Oeste (veja quadro a seguir). A frota do Sudeste aumentou 37% (abaixo, portanto, dos 46% de média), enquanto as do Norte e do Nordeste cresceram pelo menos 68%.

A frota das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste ainda representa uma parcela menor que a do Sul e a Sudeste juntas, mas é preciso considerar que aquelas três regiões tinham o equivalente a 25% dos veículos do Sul e Sudeste em 2004; em 2011 elas passaram a 30%.