
“Nosso grupo tem metas ambiciosas para aumentar a competitividade de nossas marcas. A Geely vai continuar melhorando a qualidade dos produtos nos próximos anos e poderá aprender com a Volvo Cars. No entanto, o intercâmbio de conhecimento e tecnologia tem de ser feito sem comprometer a integridade da marca e o desenvolvimento individual de seus produtos”, afirmou o sócio majoritário e presidente do grupo, Li Shufu.
De acordo com o presidente, uma equipe internacional recebeu a tarefa de aprimorar a estratégia de plataformas modulares multimarcas para um novo nível. “Essa estratégia deve respeitar todos os requisitos que a Volvo necessita para crescer no segmento premium. Para a Geely, por sua vez, a estratégia deve atender às demandas do segmento de alto volume tanto na China, como em mercados selecionados, o que exige um novo nível de tecnologia”, ressaltou.
Em nota, a empresa informa que o local foi escolhido devido a grande capacidade automotiva estabelecida na região e que o centro deverá operar plenamente até o fim deste ano. O CEO do novo centro será Mats Fägerhag, atual vice-presidente de estratégia de produto na Volvo Cars, e contará com 200 novos funcionários.
“O design modular permite a produção de diferentes veículos, com uma única arquitetura, garantindo soluções sob medida para ambas as marcas. Isso será uma vitrine para a cooperação entre o mundo ocidental, com a fabricante de carros premium, e uma empresa automotiva chinesa global, privada e próspera”, comentou Fägerhag. Ele e sua equipe têm o apoio de altos executivos das administrações da Volvo Cars e Geely, como Carl-Peter Forster, ex-chairman da Opel e ex-presidente da Tata Motors e Jaguar Land Rover, hoje o principal conselheiro da Geely Holdings, cuja missão será garantir que o desenvolvimento da arquitetura modular e do conjunto de componentes atenderá às necessidades específicas das marcas para custos e níveis de atributos.
Por outro lado, a empresa informa que o desenvolvimento da plataforma da Volvo Cars para segmentos maiores (SPA) continuará no centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante sueca, que prevê o lançamento de seu primeiro modelo SPA em 2014.