O maior chamado entre os seis anunciados nesta data envolve 414,3 mil veículos com problema em um dos parafusos dos assentos dianteiros, que pode se soltar. A montadora detectou que uma das soldas nos suportes dos assentos pode não ter sido feita corretamente. Neste chamado estão o Chevrolet Camaro, Buick Regal e LaCrosse, todos ano e modelo 2011-2012, além de Chevrolet Equinox, GMC Terrain e Cadillac SRX, ano e modelo 2010-2012.
Nesses veículos, se o parafuso cair, o assento se moverá para cima e para baixo. Segundo a GM, os veículos são seguros para dirigir, mas os clientes não devem usar o recurso de ajuste de altura até que ele seja substituído.
“Esses recalls mostram o quanto nós melhoramos nossa abordagem sobre segurança. Estamos trazendo mais rigor e disciplina para nossa análise e para a tomada de decisões. Se identificamos um assunto — pequeno ou grande — que afeta a segurança de nossos clientes, agimos de forma decisiva”, disse Jeff Boyer, vice-presidente da divisão de segurança global de veículos.
Desde o início do ano, a montadora vem anunciando uma série de recalls em todo o mundo, por diferentes motivos. A situação se agravou depois de a montadora admitir um dos mais graves, envolvendo 15 milhões de veículos nos Estados Unidos por uma falha na chave de ignição, o que poderia ter sido a causa da morte de 13 pessoas daquele país, segundo o governo local.
Só em 2014, a GM já convocou um total de 29 milhões de veículos no mundo para reparo, dos quais cerca de 25,7 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, modelos como Camaro, Agile e Montana já foram convocados neste ano (leia aqui e aqui).
Veja aqui a relação completa dos seis recalls anunciados pela GM (em inglês).