Com a mudança, o brasileiro Edgar Lourençon, que atuava como diretor gerente da GM África do Sul e presidente da GM Sub-Saara desde novembro de 2009 e anteriormente foi presidente da GM Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, será repatriado em meados de 2013 para a América do Sul. A empresa ainda não divulgou qual será o seu novo posto, afirmando apenas que ele se reportará a Mark Barnes, vice-presidente das operações Internacionais da GM para vendas, marketing, pós-vendas e chefe de operações da África e Austrália. Vale lembrar que desde dezembro a GM do Brasil está sendo liderada provisoriamente pelo presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila, já que a executiva Grace Lieblein deixou o cargo para assumir a vice-presidência global de compras da companhia (leia aqui). Ainda não foi esclarecido quem comandará as operações brasileiras.
Tim Lee, vice-presidente global de manufatura da GM e presidente dasoperações internacionais, declarou em nota: “Consolidar as nossas operações na África possibilitará uma maior sinergia no continente. Isso colocará a GM em forte posição para expandir numa área que possui tremendo potencial de crescimento em vendas de veículos.”
Atualmente, a GM faz negócios em mais de 50 mercados da África e tem operações de manufatura na África do Sul, Egito e Quênia. Em 2012, comercializou 180,4 mil veículos no continente, 17,5% a mais do que em relação ao ano anterior.
Sobre Lourençon, o vice-presidente Tim Lee declarou: “Agradecemos Edgar Lourençon por ter fortalecido nossas operações na África Sub-Saara. No curto tempo, com seus conhecimentos e expertise, contaremos com ele para colaborar com sua liderança em duas áreas muito importantes – supervisionar o lançamento da nossa nova picape na África do Sul e fortalecer ainda mais nosso relacionamento com a Isuzu.”