logo

carreira

General Motors dá mais uma função a Tim Lee

Tim Lee, 61 anos, que desde 2009 é presidente da General Motors International Operations, a GMIO, passa a acumular mais um cargo a partir da segunda-feira, 16: o executivo foi nomeado vice-presidente de manufatura global e vai coordenar as operações de produção em todas as quatro divisões da companhia – América do Sul, América do Norte, Europa e a própria GMIO, que reúne os mercados da Ásia/Pacífico, África e alguns outros países. Ele substitui nesta posição Diana Tremblay, 52 anos, que foi realocada como vice-presidente de manufatura para a América do Norte e vai responder diretamente a Lee.
Author image

Redação AB

16 jul 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_14547.jpg

Esta foi a segunda mudança promovida pelo presidente mundial Dan Akerson no alto escalão internacional da GM em menos de uma semana. Na quinta-feira, 12, ele tirou Karl-Friedrich Stracke da presidência da GM Europa para ocupar função ainda não revelada, colocando Steve Girsky, atual vice-presidente do conselho da companhia, no comando interino da divisão europeia (leia aqui).

Em comunicado, a GM informou que a mudança dará a Diana Tremblay mais foco nas operações norte-americanas da companhia, que nos próximos anos devem passar por reestruturações para fabricar novos produtos. A companhia está reconfigurando na América do Norte quatro de suas plantas de picapes e utilitários esportivos, que passam a produzir novos modelos em 2013.

Na GM desde 1969, onde começou como estagiário, Lee comanda a divisão responsável por 40% das vendas da GM no mundo, incluindo China, Coreia do Sul e Rússia. A partir de agora ele vai coordenar operações de produção que a companhia mantém em 30 países. “Comandar uma divisão (a GMIO) que tem mais de 60 fábricas em 15 países dá a Tim grande vantagem para seu novo trabalho”, disse em comunicado Dan Akerson, presidente mundial da GM, a quem Lee continua a responder diretamente.

As novas responsabilidades de Lee incluem estratégia e planejamento global de produção, relações trabalhistas, segurança e engenharia de manufatura. Lee irá supervisionar e trabalhar em conjunto com os vice-presidentes regionais de manufatura da GM, que passam a responder diretamente a ele. Além de Diana Tremblay na América do Norte, estão nessa lista José Eugênio Pinheiro na América do Sul, John Buttermore na GMIO e Peter Thom na Europa.