logo

General Motors mantém produção na China em meio a novo surto de covid

Montadora afirmou ter planejado junto aos fornecedores as entregas de componentes mesmo com as restrições do país asiático
Author image

Redação AB

11 abr 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A General Motors informou à Reuters na segunda-feira, 11, que desenvolveu um plano de continuidade da produção para mitigar a incerteza enfrentada pela indústria automotiva após novo surto de covid na China. O planejamento envolve uma espécie de força-tarefa junto aos fornecedores globais para manter as linhas em funcionamento no país asiático apesar das medidas de restrição impostas pelo governo local. 

No anúncio a montadora afirmou que segue com o cronograma de lançamentos na China, o qual envolve cerca de 20 modelos. As restrições introduzidas para combater o pior surto em dois anos fizeram com que as vendas de automóveis naquele país caíssem em março, com montadoras como Tesla enfrentando problemas na produção de veículos.

No caso da GM, as vendas no mercado chinês caíram 21,4%, somando 613 mil veículos no primeiro trimestre em comparação com o ano anterior. As vendas da sua principal marca, a Chevrolet, caíram quase 20% no mesmo período.

Montadoras tiveram de se adaptar

O bloqueio, um dos maiores testes para a estratégia “zero-covid” da China, forçou montadoras e fornecedores a tentar se adaptar com medidas extremas para manter as fábricas funcionando. O centro financeiro da China, em Xangai, começou a afrouxar suas medidas de bloqueio em algumas áreas na segunda-feira, apesar de relatar mais de 25 mil  novas infecções;

A GM havia dito em março que suas instalações de fabricação estavam operando normalmente em Xangai e não foram afetadas pelas medidas de bloqueio da cidade.