logo

fábrica

General Motors quer ampliar a produção em São José dos Campos

A General Motors estuda aumentar a produção da planta de São José dos Campos (SP), segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos da região. A intenção da companhia é transferir parte do volume fabricado na unidade de São Caetano do Sul (SP).
Author image

Redação AB

17 mai 2012

1 minutos de leitura

A montadora pretende montar até 441 mil veículos nas duas unidades, volume 9,1% superior ao produzido no ano passado. Os trabalhadores, no entanto, acreditam que só será possível alcançar a meta com a abertura de um terceiro turno. Eles também pedem que o Classic passe a ser fabricado em São José, já que a planta do ABC paulista opera no limite da sua capacidade.

Os sindicatos insistem ainda para que a General Motors reduza as importações de veículos e gere mais empregos no Brasil. Segundo eles, no ano passado a empresa trouxe mais de 100 mil carros de outros países. Enquanto isso, a montadora fechou 1,7 mil vagas nas duas unidades produtivas nacionais. As fábricas de São José e São Caetano respondem por 70% da produção da companhia no País e empregam 19,7 mil pessoas.

A discussão faz parte da campanha de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) deste ano. Os sindicatos das duas regiões reuniram-se com a GM na quinta-feira, 17, para iniciar as negociações, que continuarão na sexta-feira, 18. No ano passado os trabalhadores receberam R$ 11.278.