
A General Motors retomou a produção em turno na fábrica de Gravataí na segunda-feira, 19. São produzidas na unidade as duas versões do compacto Chevrolet Onix.
A fábrica estava parada desde o dia 2 de maio, por causa das chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul. À época, a expectativa era a de retomada da produção em 10 de maio.
SAIBA MAIS:– Chuvas no RS afetam produção da GM em Gravataí e da Stellantis na Argentina
Segundo o presidente do sindicato local dos metalúrgicos, Valcir Ascari, 1 mil funcionários da montadora voltaram às atividades.
A entidade estima que o segundo turno de produção seja retomado da próxima semana, mas tudo depende de como será executado o trabalho de abertura de vias no estado gaúcho.
A chuva também afetou a produção de outras fabricantes do setor automotivo instaladas no RS.
A Marcopolo, quem mantém produção em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, chegou a suspender totalmente as atividades na fábrica de Ana Rech.
GM de São José dos Campos vive clima de negociação
A GM está em negociação com os funcionários da fábrica de São José dos Campos (SP), onde são produzidos os modelos Chevrolet S10 e Trailblazer.
A montadora propôs pagamento de R$ 17 mil em participação nos lucros (PLR), valor que foi rejeitado pelos funcionários na quarta-feira, 22, em assembleia.
Segundo Renato Almeida, secretário-geral do sindicato dos metalúrgicos da região, não há, por ora, risco de greve na unidade. “Ainda estamos negociando com a montadora”, afirmou.
