logo

chevrolet

General Motors retoma produção em São Caetano, mas deve parar no carnaval

A General Motors retomou a produção na unidade de São Caetano do Sul (SP) na segunda-feira, 17, após período de férias coletivas. De acordo com a montadora, a fábrica volta a operar em dois turnos na montagem dos modelos Chevrolet Spin e Tracker. O compacto Joy, que sairá de linha no mercado brasileiro no final de janeiro, seguirá sendo produzido ali, mas apenas para exportação.
Author image

Bruno de Oliveira

17 jan 2022

2 minutos de leitura

GM_SCS.jpg

A montadora trabalha para antecipar o lançamento da nova picape Montana, que demandou uma série de melhorias na fábrica ao longo do segundo semestre do ano passado, principalmente nos momentos em que esteve com a produção parada por falta de componentes. De acordo com o sindicato local dos metalúrgicos, ainda estão sendo realizados testes de montagem do novo modelo, que ocorrerão na mesma linha em que são montados os demais.


Leia também:
GM vai parar fábrica de São Caetano do Sul por seis semanas
GM estenderá suspensão em São Caetano do Sul por mais 30 dias
Com o fim da greve, GM São Caetano volta a produzir no turno da manhã


O que falta para isso ocorrer, de acordo com a entidade, é a finalização das modificações na área de pintura, que recebeu novos robôs. Por causa desta fase final do empreendimento, a montadora deverá, ainda segundo o sindicato, promover uma nova parada de produção em algum período próximo do Carnaval, em 25 de fevereiro. Após este momento são esperados os primeiros testes de montagem da Montana.

Afora a modernização da área de pintura, a GM também automatizou processos na área de funilaria, que com a chegada da Tracker já tinha 92% deles já sendo feitos por meio de automação. Algumas estações de trabalho também foram redesenhadas e, outras, expandidas, com a chegada de novos equipamentos para melhorar a ergonomia e qualidade.

No setor de estamparia da fábrica, foi realizada a instalação de uma linha de prensas de alta produtividade  totalmente automatizada, fornecida pela alemã Schuler sob medida. A montadora também aproveitou a oportunidade para instalar telhas translúcidas para viabilizar a entrada de luz natural e diminuir a necessidade de iluminação artificial.