logo

carro

Geração Z tem mais interesse em carro próprio do que os millenials

Resultados de pesquisa brasileira vão na contramão de estudos internacionais
Author image

Redação AB

10 jan 2025

3 minutos de leitura

geração z carro eletrico
Enquanto millenials são mais reticentes sobre ter carro próprio, jovens da geração Z tem interesse em veículo próprio

A maioria dos jovens da Geração Z pretende comprar um carro, ou trocar o que já têm, dentro dos próximos três anos. O percentual pessoas desse grupo, com entre 18 e 27 anos, que têm o mesmo plano, porém sem prazo definido, é de 92%. Apenas 7% dos entrevistados nessa faixa etária dizem que não pretendem comprar ou trocar de carro.

Os dados fazem parte da pesquisa “Mobilidade através das gerações”, divulgada pela Localiza. O estudo  entrevistou 1.600 brasileiros, acima de 18 anos, de todas as regiões do país, e dividiu os participantes em cinco gerações: Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1960), Geração X (1961-1981), Geração Y (1982-1997), Geração Z (1998-2009) e Geração Alfa (2010-presente). 

Millenials tem menos interesse em carro próprio do que Geração Z

Na Geração Y, os millennials, cresce para 17% o número de entrevistados que dizem não ter intenção de comprar nem trocar de carro nos próximos três anos. Entre a Geração X, o número cresce para 27%. E finalmente, entre os Baby Boomers, só 20% dizem que pretendem trocar ou comprar carro nos próximos três anos. Na média geral dos entrevistados, 21% disseram não ter intenção de comprar ou trocar de carro.

Ou seja: com exceção das pessoas que já têm 60 anos ou mais, quanto mais velho é o brasileiro, mais ele tende a abandonar o transporte individual em veículo próprio. O interesse no carro é curioso, uma vez que se poderia imaginar a Geração Z como mais engajada em temas socioambientais e informada sobre os benefícios do transporte coletivo.

Brasil vai em direção oposta aos dados globais da Geração Z

Esse estudo brasileiro, é importante dizer, vai na contramão de pesquisas internacionais. Um levantamento do ano passado nos EUA mostrou que apenas 54% dos integrantes da Geração Z se importam em ter um carro (contra 62% dos millennials). Uma pesquisa separada, também do ano passado, mostra que tem caído bastante o número de adolescentes americanos com habilitação para dirigir (de 43% em 1997 para 25% em 2020). Já um estudo de 2023 da McKinsey revelou que, embora a GenZ ainda tenha interesse por carros, ela é mais flexível e mais disposta a usar outros modais.

Voltando ao estudo da Localiza, 62% dos entrevistados apontam que a conveniência e a economia de tempo são os principais fatores na escolha do meio de transporte. Outros fatores incluem a possibilidade de ir direto ao destino (44%), trajetos mais rápidos (33%), horários exatos de partida e chegada (30%) e preço acessível (26%).

Entre os Baby Boomers, 48,1% consideram a economia de tempo fundamental, enquanto 36,3% da Geração Z priorizam transporte com horários definidos. Apenas 19,1% desses jovens escolhem com base no custo, segundo esse estudo.