logo

GM adota controle de estabilidade no Chevrolet Spin 2021

Chevrolet Spin 2021: controle de estabilidade de série em todas as versões
Author image

Redação AB

22 jun 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A General Motors adotou o controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC) para todas as versões 2021 do monovolume Chevrolet Spin. O modelo também ganhou assistente de partida em rampa – que segura as rodas freadas por poucos segundos para facilitar a saída em aclives – tanto para câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Externamente e no interior da cabine houve alterações apenas em detalhes do acabamento.
O ESC reduz sensivelmente o risco de deslizamento das rodas e perda de controle do veículo, é equipamento de segurança que se tornou obrigatório no Brasil a partir deste ano para todos os novos veículos e será mandatório para todos de 2022 em diante. No caso do Spin, um projeto do início da década lançado em 2012, a GM está se adiantando à legislação, mostrando que pretende continuar a produzir por mais alguns anos o monovolume para até sete passageiros.
Outro elemento se segurança incorporado ao Spin 2021 é o alerta de não afivelamento do cinto do passageiro, em complementação ao do lado do motorista, já existente. Também foi acrescentado, mas só a partir da versão intermediária LT, o controlador de limite de velocidade, com teclas no volante que permitem ao motorista determinar a velocidade máxima que o carro pode alcançar.
Na mecânica, a única novidade é a versão recalibrada da transmissão automática de seis velocidades, que segundo a GM tem funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos como os novos Onix e Tracker. Mas o motor continua sendo o antigo e ineficiente 1.8 SPE/4 ECO Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque. Ainda não foi desta vez que os novos motores turbo 1.0 e 1.2, produzidos em Joinville desde o ano passado, foram incorporados ao Spin e talvez nunca sejam.
Os preços da linha 2021 do Spin ainda não foram divulgados, mas devem se situar pouco acima da tabela atual, que vai de R$ 75.150 na versão LS com câmbio manual e cinco lugares a chega a R$ 98.290 na opção mais cara, Activ 7, com câmbio automático de 6 marchas e configuração sete lugares. A ideia da GM é seguir oferecendo uma opção racional e mais barata de espaço interno, com até sete assentos e porta-malas que pode chegar a 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada.
A linha 2021 do Spin chega às concessionárias Chevrolet nas próximas semanas em quatro versões de acabamento: LS, LT, Premier e Activ. A opções topo de gama Activ e Premier vêm equipadas de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.