logo

alberto rejman

GM: Bertagni está de volta: Rejman na Opel

William Bertagni está de volta à General Motors do Brasil, depois de expatriado sete anos para atuar na operação coreana GM Daewoo. O engenheiro e diretor coordenou projetos relevantes, como o Ônix, que deu origem à família de carros compactos a ser produzida em Gravataí (RS) em substituição ao Celta. Ele assume o posto que cabia a Alberto Rejman, diretor executivo de engenharia do produto indicado para trabalhar na Opel Adam, na Europa.
Author image

Redação AB

24 ago 2012

2 minutos de leitura

Opel e Daewoo são importantes parceiros da GMB no desenvolvimento de tecnologias e produtos. A primeira teve papel decisivo no passado, dando origem aos projetos brasileiros da Chevrolet. Mais recentemente, a Daewoo passou a ser uma parceira decisiva nos programas de carros compactos.


CARREIRA

Formado em engenharia mecânica pelo Instituto de Engenharia Mauá, Bertagni concluiu cursos de pós-graduação em administração nas áreas de gerenciamento de produtos e finanças pela Fundação Getúlio Vargas, em 1990. Participou de diversos treinamentos e cursos de especialização em divisões da General Motors nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Suécia.

Desde setembro de 2005 exercia a função de diretor executivo de engenharia da General Motors Daewoo na Coréia e engenheiro-chefe global para veículos pequenos da GM Corporation.

Ao longo da carreira, na GM, atuou no Laboratório de Desenvolvimento de Motores; projetos de componentes e sistemas de motores; como residente da GM do Brasil no Centro de Engenharia da GM Corporation na Alemanha (Adam Opel) durante três anos; como gerente da engenharia de transmissões; diretor da engenharia experimental.

De dezembro de 1999 a agosto de 2002 foi diretor do Design Center e engenheiro-chefe responsável pelo projeto Meriva, liderando o desenvolvimento do veículo para os mercados do Brasil e Europa, em cooperação com a divisão Adam Opel da General Motors da Alemanha. De agosto de 2002 a setembro de 2005, Bertagni foi diretor da engenharia de produtos da GM do Brasil, responsável por todas as áreas de projetos de veículos.