
A GM de São Caetano segue se renovando. No início deste ano foi inaugurado sobre uma das áreas mais antigas da fábrica um moderno centro logístico de recebimento e sequenciamento de materiais para alimentar as linhas de produção, onde atualmente são montados cinco carros: Cruze sedã e hatch, Spin, Cobalt e Spin. A GM anunciou recentemente que a unidade receberá uma fatia do investimento de R$ 13 bilhões programado para o Brasil no período 2014-2019, para produzir ali parte de uma família de seis novos modelos a partir de 2019.
“A história da fábrica de São Caetano do Sul está profundamente ligada à trajetória de nove décadas da GM no Brasil. A sede da empresa no País foi e continuará sendo uma unidade estratégica para a companhia”, destacou em nota Luiz Carlos Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul. A unidade também abriga um dos quatro centros tecnológicos globais da companhia no mundo.
No início da operação, em 1930, a fábrica de São Caetano montava apenas alguns poucos furgões por semana. Depois foram produzidos ali caminhões e ônibus. O primeiro automóvel de passeio nacional montado na unidade foi um Opala quatro portas, ano 1968. Além do modelo icônico para a história da indústria automobilística nacional, entre os principais carros já feitos pela GM em São Caetano estão Monza, Kadett, Omega, Vectra e Corsa. Hoje, com mais de 290 mil m², o complexo tem capacidade produtiva superior a 50 carros por hora.