NOVA FÁBRICA
A nova fábrica será erguida no município de Chongqing, na região central da China, com investimentos de US$ 1 bilhão da SAIC-GM-Wuling, joint-venture da GM China com a SAIC Motor e Wuling Motors, criada em 2002. Deve começar a ser construída em 2013 e iniciar as suas operações em 2015. Terá capacidade de 400 mil veículos e motores por ano.
A GM ainda não divulgou quais modelos devem ser montados na nova unidade fabril. Mas desde 2002 a joint-venture chinesa tem focado esforços na produção de minivans, que são populares nas áreas rurais chinesas. A nova fábrica vai ajudar a SAIC-GM-Wuling, que domina 47,5% do mercado local de pequenas vans comerciais, a atingir sua meta de produzir 2 milhões de veículos na China até o fim de 2015.
A GM mantém mais duas joint-ventures no país, a Shanghai General Motors Corp. e a FAW-GM Light Duty Commercial Vehicle Co.
NOVO CENTRO
Um dos principais objetivos da GM, com o novo centro de pesquisa, é garantir que as necessidades e preferências do mercado automotivo chinês sejam atendidas. As instalações, no entanto, terão a missão de desenvolver uma gama de tecnologias para o mercado global, como já fazem os centros de engenharia nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul.
“Há uma grande capacitação na China, com mais formandos em ciências e engenharia do que nos Estados Unidos, Japão e Alemanha juntos”, declarou o diretor do novo centro, John Du, em evento em Pequim.
Diretor de tecnologia da e vice-presidente global de P&D da GM, Jon Lauckner, afirmou: “A China tem feito da eletrificação uma estratégia chave. Veículos eletrificados irão desempenhar um papel crítico nos esforços para fazer com que o petróleo deixe de ser a principal fonte de energia do transporte.”
O executivo espera que a General Motors consiga melhorar a densidade de energia das suas baterias, de modo que elas sejam mais leves, pequenas e menos dispendiosas do que as disponíveis hoje. No longo prazo, a montadora acredita que há potencial para dobrar a densidade de energia de baterias de veículos eléctricos.