logo

classic

GM de São Caetano do Sul passa por ampliação

Um local antes utilizado como depósito de peças da fábrica da General Motors de São Caetano do Sul (SP) abriga atualmente a linha de montagem dos modelos Cobalt, Cruze e Spin. Segundo reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo, um grande canteiro de obras no meio da fábrica indica que a unidade do ABC paulista ainda passa por ampliações.
Author image

Redação AB

25 fev 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_16346.gif

De acordo com a reportagem, São Caetano produz modelos que deveriam estar sendo montados na fábrica de São José dos Campos (SP), mas a falta de entendimento com o sindicato dos metalúrgicos tirou dali pelo menos R$ 1,5 bilhão para a produção do sedã Cobalt e da minivan Spin.

Assim, enquanto a reestruturação da unidade de São Caetano do Sul (SP) permitiu a montagem em três turnos de cerca de 25 mil unidades mensais distribuídas entre Cobalt, Spin, Montana, Classic e Cruze, o setor de Montagem de Veículos Automotores (MVA) de São José dos Campos fabrica cerca de 3,2 mil unidades do Classic em um turno.

Ainda segundo o jornal, para realizar as mudanças que ampliarão de 210 mil para 270 mil veículos a capacidade da fábrica de São Caetano do Sul, as atividades foram suspensas por duas semanas em 2011 e outras duas em 2012. A maior parte do serviço ocorreu em paralelo à produção, nos fins de semana e feriados.

A linha recebeu 158 novos robôs para solda e quatro para pintura. Com as modificações, a unidade ganhou 16 mil metros quadrados de área construída, que totalizam agora 322 mil m². Em entrevista ao Estadão, o presidente da General Motors da América do Sul e Brasil, Jaime Ardila, admitiu que a construção de uma nova fábrica no Brasil seria uma das soluções para ampliar a capacidade produtiva anual, caso o mercado doméstico continue crescendo em índices próximos a 5% ao ano. A montadora deve anunciar um novo plano de investimentos no segundo trimestre deste ano.