logo

none

GM e chinesa Saic Motor anunciam parceria

A General Motors e a montadora chinesa Saic Motor informaram hoje que criaram uma companhia de investimento em joint venture (parceria) igualmente dividida entre ambas e sediada em Hong Kong para ajudar na expansão em mercados emergentes. O plano do grupo é começar com um investimento de US$ 650 milhões na Índia.
Author image

Redação AB

04 dez 2009

2 minutos de leitura

P_noticia_5291.gif

A parceria aproveitará as linhas de produção atuais da GM na Índia para fabricar carros pequenos e miniveículos comerciais do portfólio atual da GM no país. A joint venture terá como meta vendas anuais de 225 mil unidades até 2012, o equivalente à capacidade de produção atual da GM na Índia, disse o presidente das operações internacionais da mont

adora norte-americana, Nick Reilly.

A GM já fabrica e vende veículos na Índia por meio de uma unidade sobre a qual tem total controle. A empresa tem duas fábricas no país, em Talegaon e Halol. No ano passado, as vendas da GM no país aumentaram 9,5%, para 65,7 mil unidades, de acordo com a Sociedade de Fabricantes Automotivos da Índia. Além disso, a GM está transferindo 1% de sua fatia na Shanghai General Motors, sua joint venture de carros de passeio na China, para a parceira Saic Motor. Antes, a joint venture era dividida meio a meio entre as duas empresas.

“Como parte de todo esse acordo e, para ter total cooperação deles e para cooperar totalmente com o governo chinês em outras coisas, nós concordamos em transferir 1% da SGM para a Saic”, disse Reilly. O valor da fatia é avaliado em cerca de US$ 85 milhões. Oficialmente, como acionista majoritária, a Saic tem o direito de aprovar o orçamento, os planos futuros e de nomear os integrantes seniores do comitê executivo, disse Reilly. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Marcilio Souza, Agência Estado.