
A FCSM, joint venture mantida pelas montadoras General Motors e Honda desde 2017, nos Estados Unidos, iniciou a produção de células de hidrogênio para aplicação veicular em uma fábrica instalada em Michigan.
“Este é um dia histórico para a indústria, já que a somos a primeira joint venture com produção completa de células”, disse o presidente da FCSM, Suheb Haq.
VEJA TAMBÉM:– Hyundai Brasil terá área para pesquisa e aplicação de hidrogênio– Honda usa células de hidrogênio para gerar energia nos EUA
Os engenheiros de ambas montadoras começaram a trabalhar em 2013 no co-desenvolvimento do sistema de células que utilizam o hidrogênio para produzir eletricidade e, assim, movimentar motores elétricos.
A FCSM é fruto de um investimento de US$ 85 milhões. A fábrica em Michigan tem 70 mil metros quadrados e 80 funcionários.
A criação de JVs como a estabelecida pela GM e Honda são comuns na indústria automotiva, sobretudo quando uma nova tecnologia está para nascer. Juntas, as empresas somam capacidade técnica e eliminam custos de desenvolvimento.
Outra empresa que também está desenvolvendo células deste tipo é a Stellantis. Na segunda-feira, 29, a companhia anunciou que vai expandir a produção de veículos comerciais na Europa equipados com este sistema de alimentação.