logo

GM e Honda iniciam produção de células de hidrogênio nos Estados Unidos

Montadoras se uniram em joint venture em 2017 para desenvolver sistema para veículos elétricos
Author image

Redação AB

29 jan 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A FCSM, joint venture mantida pelas montadoras General Motors e Honda desde 2017, nos Estados Unidos, iniciou a produção de células de hidrogênio para aplicação veicular em uma fábrica instalada em Michigan.

“Este é um dia histórico para a indústria, já que a somos a primeira joint venture com produção completa de células”, disse o presidente da FCSM, Suheb Haq.


VEJA TAMBÉM:– Hyundai Brasil terá área para pesquisa e aplicação de hidrogênio– Honda usa células de hidrogênio para gerar energia nos EUA


Os engenheiros de ambas montadoras começaram a trabalhar em 2013 no co-desenvolvimento do sistema de células que utilizam o hidrogênio para produzir eletricidade e, assim, movimentar motores elétricos.

A FCSM é fruto de um investimento de US$ 85 milhões. A fábrica em Michigan tem 70 mil metros quadrados e 80 funcionários.

A criação de JVs como a estabelecida pela GM e Honda são comuns na indústria automotiva, sobretudo quando uma nova tecnologia está para nascer. Juntas, as empresas somam capacidade técnica e eliminam custos de desenvolvimento.

Outra empresa que também está desenvolvendo células deste tipo é a Stellantis. Na segunda-feira, 29, a companhia anunciou que vai expandir a produção de veículos comerciais na Europa equipados com este sistema de alimentação.