logo

none

GM e Segway reinventam o transporte urbano

A GM e a Segway desenvolvem um protótipo de um veículo de dois bancos e apenas duas rodas, acionado eletricamente, denominado Projeto PUMA, ou Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana. Segundo os fabricantes, o projeto permitirá que as pessoas se desloquem nas cidades de uma maneira mais rápida, segura, silenciosa e limpa – a um custo bem mais baixo. O veículo pode fazer até 56 km/h, com autonomia de até 56 km entre as recargas.
Author image

paulo

13 abr 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_3303.gif

“O PUMA representa uma solução nas cidades, onde vive mais da metade da população mundial”, declarou Larry Burns, vice-presidente mundial de pesquisa, desenvolvimento e planejamento estratégico da GM.

“Imagine veículos elétricos pequenos e rápidos que detectam onde os demais objetos móveis se encontram e evitam ir ao encontro deles, evitando colisões. Agora, conecte aqueles veículos a uma rede do tipo Internet e você poderá melhorar incrivelmente a capacidade das pessoas no deslocamento dentro das cidades, encontrar lugares para estacionar e conectar suas redes de relacionamento e negócios” – explica.

Modernas tecnologias

O projeto combina diversas tecnologias atuais, incluindo tração elétrica e baterias, estabilização dinâmica (equilíbrio sobre duas rodas, graças a um sistema de giroscópios); direção, frenagem e aceleração totalmente eletrônicas; comunicação entre veículos, além de estacionamento e condução de forma autônoma.

O protótipo integra uma bateria de íons de lítio, gerenciamento de energia digital inteligente, equilíbrio sobre duas rodas, motores elétricos duplos das rodas e uma interface de usuário redutível que permite a conectividade externa. O resultado é um conceito funcional e avançado que demonstra a capacidade da tecnologia hoje existente.

A Segway tornou-se a líder em veículos elétricos de pequeno porte. A GM foi líder em tecnologias de “carros conectados” desde que introduziu o OnStar, em 1996. Hoje, este pacote de comunicações on-board conecta seis milhões de assinantes da América do Norte aos serviços de proteção e segurança. A GM também foi pioneira em sistemas de comunicação entre veículos (V2V) e a tecnologia de Transponder.