logo

GM e Volvo firmam parceria com Amazon nos Estados Unidos

Gigante do varejo poderá entregar mercadorias diretamente no carro dos clientes
Author image

Redação AB

25 abr 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Imagine se não fosse necessário ter um endereço fixo para comprar produtos on-line, se o cliente pudesse receber suas encomendas fora de casa, em um local público. A General Motors e a Volvo decidiram se unir à Amazon para transformar essa ideia em realidade. A partir desta semana a gigante do e-commerce começa a oferecer aos clientes a opção de receber seus pedidos diretamente em seus automóveis, a chamada In-Car Delivery. A novidade começa a rodar em 37 cidades dos Estados Unidos, para 7 milhões de veículos.

Para usar o recurso, os consumidores precisam selecionar a opção “entregar no carro” quando efetuam uma compra na Amazon, especificando um endereço público. O funcionário da empresa de comércio eletrônico usa localização por GPS para encontrar o automóvel, que pode estar a até dois quarteirões do endereço indicado, e aciona o sistema Amazon Key para destravar o carro, deixar a encomenda no porta-malas e trancar o veículo novamente.

O consumidor acompanha todo o processo pelo smartphone e conta com a comodidade de poder receber a sua compra diretamente no automóvel enquanto está trabalhando, por exemplo. A novidade só está disponível para carros fabricados a partir de 2015 e equipados com os sistemas de conectividade OnStar, da GM, e On Call, da Volvo. Os clientes precisam ainda ser assinantes do serviço Amazon Prime, uma espécie de clube de fidelidade da gigante do varejo.

O acordo de cooperação entre as montadoras e a Amazon tem duração prevista de dois anos. Por enquanto o serviço não será oferecido para pacotes pesados ou muito valiosos, acima de US$ 1,3 mil.

SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Segundo as empresas, a segurança teria sido uma das motivações para o desenvolvimento do novo serviço, já que o pedido do cliente não é mais deixado na porta da casa dele, de onde poderia ser facilmente roubado. A questão é que a novidade expõe o consumidor a outros riscos como, por exemplo, o vazamento de seus dados de localização ou a possibilidade de a Amazon Key falhar e o automóvel ficar destravado.

A tecnologia de fechadura inteligente que permite que os entregadores da empresa destravem portas já é oferecida para casas, permitindo que os profissionais entrem nas residências para deixar as encomendas lá dentro. A solução, no entanto, já recebeu uma série de críticas, com casos de que simplesmente não funcionou, o que impediu que entregas fossem realizadas. Mesmo assim, a Amazon prefere fazer ajustes e seguir com a aposta na tecnologia e na possibilidade de processos de compra mais fluídos.


Amazon divulgou vídeo com a reação dos primeiros clientes que usaram a In-Car Delivery: