
A General Motors se tornou a principal investidora da Mitra Chem, startup especializada em baterias para carros elétricos. A estratégia faz parte do grandioso plano de eletrificação da GM para sua linha de produtos, que passa especialmente pelo desenvolvimento de projetos sobre a plataforma Ultium EV.
Futuramente, a intenção da GM é acelerar o lançamento de carros elétricos mais acessíveis.
Startup agrega conhecimento à montadora
Para dar suporte a tantos novos produtos que chegarão nos próximos anos, a GM investirá centenas de milhões de dólares para construir fábricas de baterias na América do Norte.
Your browser doesn’t support this video format.
Entretanto, a maioria do montante investido pela montadora será destinado ao aumento da produção de células de baterias em larga escala nos Estados Unidos. Já os investimentos em pesquisa e desenvolvimento dos elementos químicos das células não são tão significativos.
VEJA MAIS:– GM vai oferecer carregador bidirecional em seus carros até 2026– Ford contrata executivo da Apple para ampliar oferta de serviços sob demanda– GM quer produzir mais modelos elétricos, mas baterias impedem
É justamente aí que as startups ganham importância, uma vez que utilizam tecnologias avançadas para produzir elementos químicos das baterias em larga escala e acelerar sua fabricação.
Essas medidas justificam os investimentos da GM na Mitra Chem, que pretende desenvolver materiais ativos de cátodos baseados em ferro e novos elementos químicos para células de baterias.
O aporte permitirá à GM ampliar sua operação atual em Mountain View, na Califórnia, e acelerar o crescimento da startup no mercado.
Produção de baterias pode ser agilizada em até 90%
A Mitra Chem auxiliará a General Motors no desenvolvimento de importantes componentes das baterias, como células de fosfato de ferro lítio manganês. Isso se somaria às células de fosfato de ferro lítio (LFP) que já são utilizadas de forma abundante na indústria automotiva e também são produzidas pela startup em questão.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
O laboratório da Mitra Chem utiliza simulações e conceitos de machine learning para acelerar o desenvolvimento de seus produtos. A startup diz que esses processos fazem com que o tempo de produção de uma bateria seja reduzido em até 90%.
