
Segundo a GM, o prêmio é concedido a menos de 1% dos cerca de 18,5 mil fornecedores que montadora têm no mundo todo, nos 17 países que abrigam unidades de produção da companhia. Os vencedores são reconhecidos por inovação tecnológica, qualidade, administração eficiente de crises e soluções de custo. Dos 83 ganhadores deste ano, 46 foram premiados no ano passado também.
Apenas uma empresa brasileira foi premiada este ano, a Cisa Trading, provavelmente pelo baixo custo que oferece nos serviços de importação de carros da GM no Brasil via Porto de Vitória, trazidos com incentivos fiscais (desconto de ICMS) concedidos ao fornecedor pelo Espírito Santo, que até o fim do ano passado tornavam as importações mais baratas. Este ano, por força de nova legislação do ICMS interestadual aprovado pelo Senado Federal, esses incentivos foram expressivamente reduzidos para produtos vendidos fora do Estado de desembarque.
O Brasil teve ainda um outro premiado: a Aisin, de origem japonesa, mas que levou o troféu por sua operação brasileira. A empresa fornece canaletas para as portas de veículos do projeto Onix e em 2012 iniciou negociações para vender à GM mais produtos de um extenso portfólio.
Este ano a GM introduziu uma nova premiação, batizada “Overdrive”, concedida a quatro empresas que, na avaliação da montadora, trouxeram “resultados excepcionais à companhia com suas iniciativas”. Nesta categoria, receberam troféus três americanas e uma coreana: Ideal Contracting, de Detroit; Clark Cutler McDermott, de Franklin, International Automotive Component Group, de Southfield; e a SL Corporation, da Coreia do Sul.
Veja abaixo a lista completa dos premiados no GM Supplier of the Year por país de origem das empresas:
