logo

none

GM prevê suspender produção na Venezuela por falta de peças

O Mercosul automotivo e seus vizinhos voltam a demonstrar a fragilidade de sua integração. A relação entre Brasil e Argentina passa novamente por um momento difícil, enquanto a Venezuela empaca os negócios com fornecedores internacionais por falta de recursos locais para compra de autopeças.
Author image

cria

20 mai 2009

1 minutos de leitura

Notícias das agências internacionais revelam que a GM na Venezuela pode suspender as montagens em junho em função de atrasos de até 290 dias na aprovação do governo para aquisição de dólares para pagar autopeças importadas. A empresa devia US$ 1,2 bilhão aos fornecedores e não recebe peças há quatro meses.

A GM possui duas unidades de montagem locais que empregam quatro mil pessoas e deve atender apenas 30% da meta de fabricar 140 mil veículos em 2009.

As vendas de carros no país caíram 62% em abril em relação ao mesmo mês de 2008. A GM detém 45,8% do mercado e 60% da produção.

A Anfavea informou à jornalista Sonia Moraes, da Gazeta Mercantil, que no ano passado os embarques de veículos brasileiros para a Venezuela (16.050 veículos) caíram 76,6%, em comparação a 2007. Os embarques de autopeças recuaram 14,27% em valor, para US$ 74,2 milhões.

Fontes: Valor e Gazeta Mercantil.