logo

none

GM promove testes com o Agile no Brasil

O Agile, carro que será produzido pela General Motors em Rosario, na Argentina, está sendo testado no Brasil, como informou o caderno Autos, no Estadão de domingo, 9. O carro foi visto na Via Dutra, próximo a Pindamonhangaba, SP.
Author image

cria

09 ago 2009

2 minutos de leitura

G_noticia_4259.jpg

O veículo, que entrará em produção antes do final do ano e será exportado para o Brasil, foi desenvolvido pelas equipes de engenharia, design e powertrain do Centro de Desenvolvimento de Veículos, em São Caetano do Sul, e do Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba, SP.

O projeto, que utiliza a plataforma Viva, foi inspirado no Chevrolet GPix (G de global, Pix significando imagem), apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo. O próximo veículo da família deve ser montado em Gravataí, RS.

Argentina financia

Ricardo Ribeiro, em reportagem para a Folha de SPaulo no final de semana, escreve que o governo da Argentina visa financiar parte da produção do Agile, mas exige compra de peças locais na montagem.

Segundo o jornalista, a montadora receberá a restituição automática em dinheiro no valor das compras de autopeças. O investimento na produção do carro é da ordem de R$ 236 milhões e metade será financiado pelo governo argentino.

O hatch terá motores 1.0 e 1.4 flex.

Projeto brasileiro

Carlos Barba, diretor geral de design, foi um dos profissionais da GM do Brasil empenhados no desenvolvimento do novo veículo: “Ele vai além de um hatchback tradicional. É um carro para clientes exigentes, com design arrojado, bom espaço interno e aspecto de crossover, para atrair vários perfis, desde o urbano até o surfista ou aquele que adora o campo”, define.

O Agile incorpora a nova identidade visual da Chevrolet, com duas entradas de ar bem marcadas na frente, convergindo para o logo dourado da marca. No painel, instrumentos digitais harmonizam com os mostradores analógicos.

O veículo foi projetado a partir de um ponto H elevado (H de hip point, que em inglês significa quadril). Barba explica que quanto mais elevado esse ponto, mais alta será a posição de dirigir.

O Agile complementará a linha Chevrolet, que já tem o Celta, Classic, Prisma, Corsa Hatch, Corsa Sedã, Astra Hatchback, Astra Sedã, Vectra GT, Vectra Sedã, sedã Omega, picapes Montana, S10 Cabine Simples, S10 Cabine Dupla, os monovolumes Meriva e Zafira, e os utilitários-esportivos Blazer e Captiva.