
Embora defina o número total de pessoas atingidas, a montadora não informa em qual ou quais setores eles estarão distribuídos. A General Motors de São José dos Campos produz as picapes S10, o utilitário esportivo, kits para exportação e componentes que abastecem outras fábricas. A proposta da montadora será submetida à assembleia, na fábrica, pelo Sindicato, para que os próprios trabalhadores decidam se aceitam ou não o layoff.
Os trabalhadores da GM de São José dos Campos vivem duas expectativas bastante diferentes, esta pela suspensão dos contratos de trabalho de quase mil pessoas e também a do direcionamento de parte dos R$ 6,5 bilhões anunciados recentemente pala CEO Mundial da companhia, Mary Barra (veja aqui). Eles cobram a promessa feita pela montadora em 2013 de investimento de R$ 2,5 bilhões para a produção local de um novo modelo até 2017 e a geração de 2,5 mil novos empregos. Entre 2012 e 2013, a GM demitiu cerca de 2,3 mil trabalhadores como consequência do fechamento do setor onde eram montados Corsa, Zafira, Meriva e Classic.
Em março deste ano a unidade de São José dos Campos, situada no Vale do Paraíba, completou 55 anos. No início, produzia apenas grandes motores de seis cilindros a gasolina, que equipavam caminhões e veículos utilitários. Segundo a fabricante, dali já saíram cerca de 5,6 milhões de veículos.