
A fábrica da General Motors em Rosário, na Argentina, e o setor de estamparia da unidade de São José dos Campos (SP), receberam o prêmio Energy Star, que reconhece a excelência das instalações que conseguem reduzir o gasto de energia por unidade produzida em 10%, no mínimo, no período de cinco anos. A fabricante conseguiu diminuir em 56% o consumo para cada veículo. Assim, as duas plantas se juntam às de Gravataí (RS), São Caetano do Sul (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Equador – que já haviam sido premiadas –, tornando a GM a única empresa do setor a possuir esse reconhecimento na região.
O Energy Star Challenge for Industry é um desafio organizado pela agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA), que confere o consumo de energia utilizado pelas fábricas e concede um selo de reconhecimento àquelas que conseguem diminuir seus gastos com energia na produção.
Entre as medidas adotadas que proporcionaram a redução destacam-se a otimização dos processos produtivos, a troca da iluminação antiga por LED, o gerenciamento eficiente no uso dos equipamentos e a conscientização dos funcionários para o uso da energia e eliminação de desperdício. “O consumo por unidade produzida está entre os principais indicadores de eficiência energética na indústria automotiva”, explicou Glaucia Roveri, gerente de energia e utilidades da GM América do Sul.