logo

general motors

GM: trabalhadores fazem passeata contra demissões

Na manhã de quarta-feira, 8, os trabalhadores da General Motors de São José dos Campos (SP) realizaram uma passeata em protesto contra as demissões realizadas pela montadora no dia 1º de janeiro. A manifestação ocorreu após a assembleia organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e seguiu até a prefeitura. Uma comissão de trabalhadores e dirigentes sindicais foi recebida pelo prefeito em exercício, Itamar Cóppio.
Author image

Redação AB

08 jan 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_18732.gif

Segundo o sindicato, na assembleia, cerca de 250 trabalhadores decidiram manter as manifestações pelos empregos e exigir do governo federal e da GM a suspensão das dispensas, estabilidade no emprego e que a montadora realize investimentos na planta, conforme acordos assinados com o sindicato em 2013.

Entre os participantes da assembleia havia trabalhadores demitidos de diversos setores da fábrica, não apenas do MVA (sigla para Montagem de Veículos Automotores), desativado pela montadora e que era o responsável pela produção do Classic. Com o fechamento do setor, toda a produção do modelo passou a se concentrar em Rosário, na Argentina. A GM de São Caetano do Sul (SP) também deixou de fabricar o sedã, o que teria gerado 300 demissões.

Em reunião com Itamar Cóppio, o sindicato dos metalúrgicos cobrou que a prefeitura de São José dos Campos se coloque ao lado dos trabalhadores e que o governo federal tome medidas concretas para pressionar a empresa a suspender as demissões. O prefeito se comprometeu a entrar em contato com a GM até sexta-feira.

O sindicato recorda que a prefeitura de São José dos Campos é administrada pelo Partido dos Trabalhadores e, no ano passado, garantiu à montadora que ofereceria benefícios fiscais e um terreno de 1 milhão de metros quadrados para a implantação de um distrito industrial ao lado da fábrica. Esses benefícios seriam dados para que a fabricante investisse R$ 2,5 bilhões na cidade, com a construção de uma nova linha de produção.