
O Bolt foi o responsável por consolidar a eletrificação nos planos da General Motors (GM). Só que o modelo já está com os dias contados. A gama, que inclui o hatch com jeito de monovolume e o SUV, será descontinuada até o fim de 2023.
A decisão de encerrar o Bolt partiu da própria CEO da GM, Mary Barra, nesta terça, 25. Desta forma, a opção crossover EUV do elétrico, prometida para o Brasil para este ano, chegará com data de validade.
– Faça sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
A opção da GM por descontinuar o Bolt se deve à estratégia da montadora de voltar as atenções para uma nova geração de elétricos sobre a plataforma Ultium. O Bolt lançado em 2016, e a renovada linha apresentada em 2020, usam uma arquitetura adaptada para EVs.
Veja também:
– GM fala em produção de elétricos no Brasil e reforça posição contra fim de benefício para EVs
– GM vai investir US$ 35 bilhões em nova geração de elétricos até 2025
Nesta nova geração de carros zero combustão derivada da Ultium estão os Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, já confirmados para o Brasil. No lugar do Bolt, a GM planeja produzir versões elétricas da Silverado e do GMC Sierra na em Orion Township, Michigan EUA.
A picape, contudo, deve começar antes a sua produção na nova unidade Factory Zero, em Detroit. Segundo a GM, o investimento de US$ 4 bilhões na fábrica de Orion permitirá triplicar a capacidade para 600 mil picapes elétricas anualmente.
Lançado globalmente em 2016, o Bolt foi apresentado no Brasil no São Paulo de 2018, mas as vendas só começaram no ano seguinte. Em 2021, o carro passou por uma remodelação e ganhou uma variante crossover com sobrenome EUV.
Uma série de incêndios nas baterias fornecidas pela LG, porém, atrapalharam as vendas da linha, que chegou a ficar parada por vários meses.