logo

GM vai oferecer carregador bidirecional em seus carros até 2026

O primeiro veículo a ter o sistema de transmissão de energia será o Silverado EV RST 2024
Author image

Redação AB

11 ago 2023

2 minutos de leitura

A General Motors planeja oferecer carregador bidirecional em todos os seus carros elétricos até 2026. A começar pela Chevrolet Silverado EV RST 2024 que será lançado ainda este ano, segundo o site Automotive News. 

O carregamento bidirecional permite que os veículos enviem energia de sua bateria para outras fontes, como uma casa.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


A previsão é que os carros elétricos da nova plataforma Ultium, da GM, já tenham o carregador bidirecional no quarto trimestre, quando a Chevrolet deve lançar a versão EV de sua picape grande. A montadora não divulgou detalhes de preços, mas disse que o carregador bidirecional será um pouco mais caro do que um padrão com o mesmo nível de potência.

Outras montadoras também têm tecnologia

A tecnologia permitirá que os consumidores armazenem e transfiram energia para ajudar a compensar os custos de eletricidade durante os horários de pico de demanda e mitigar o efeito dos blecaute, disse a GM. “Nossa abordagem é muito mais uma abordagem de ecossistema”, disse Hoss Hassani, vice-presidente de carregamento e energia da GM. 

Outras montadoras também estão lançando o sistema. A Ford apresentou a tecnologia de carregamento bidirecional em sua picape elétrica F-150 Lightning. Funcionários da Tesla disseram em março que os veículos da montadora seriam capazes de carregar bidirecionalmente até 2025, o mesmo ano em que a GM planeja construir veículos elétricos com os conectores padrão de carregamento norte-americano da Tesla.


VEJA MAIS:-BrightDrop, da GM, começa a operar no México-GM decide suspender versão de entrada da Blazer EV nos Estados Unidos


Hassani espera que as vendas iniciais do carregador variem de acordo com o estado, com a maioria das vendas na Califórnia, Texas, Nova York, Michigan e Flórida (EUA). “Nosso impulso na educação será nacional, mas esperamos que alguns estados sejam os primeiros a adotar isso em relação a outros”, disse ele.

Por enquanto, a maior parte do benefício do consumidor é a tranquilidade de ter uma fonte de energia reserva durante um blecaute ou queda de energia, disse ele.

As concessionárias de energia elétrica ainda preccisam escalar programas de cobrança gerenciada, o que permitiria a programação da cobrança para horários fora do pico.