
Em vez de gastar dinheiro para brigar com seu rival, fazer um acordo com ele pode ser mais prático e viável. A General Motors (GM) agora vende adaptadores que possibilitam aos donos de veículos elétricos (VEs) de suas marcas usarem carregadores da Tesla.
Em 2023, a CEO da GM, Mary Barra, e o chefão da Tesla, Elon Musk, assinaram acordo que possibilitou a venda desses adaptadores. Desta forma, donos de carros elétricos de marcas como Chevrolet, Cadillac e Buick poderão usar uma rede com 17.800 carregadores rápidos nos Estados Unidos e Canadá.
LEIA MAIS:– Montadoras farão rede com 30 mil carregadores na América do Norte
– Por que a GM voltou atrás e decidiu fazer carros híbridos plug-in
A GM diz que nos dois países, ao todo, os clientes da montadora terão acesso a mais de 230 mil carregadores rápidos públicos.
O adaptador homologado pelas duas fabricantes é comercializado nas redes de concessionárias das marcas da GM e no site da montadora. A peça custa US$ 225.
GM busca fornecedores para usar carregadores da Tesla
A fabricante já negocia com fornecedores a produção de adaptadores. A ideia da GM é que, a partir da linha 2026, seus veículos elétricos já sejam equipados com um bocal integrado dentro dos padrões North American Charging Standard (NACS), que possibilita o carregamento em estações da Tesla.
Faça negócios e amplie seu relacionamento no ecossistema da mobilidade no #ABX24
A venda de adaptadores para carregadores da Tesla também é vista como uma estratégia da GM para alavancar o segmento de VEs. Nos EUA, o mercado de elétricos registra quedas nas vendas e insatisfação de clientes, justamente com a rede de recarga.