Com 95,8 mil unidades vendidas, o primeiro decêndio do mês registra média de vendas diárias de 11,9 mil unidades, número inferior à pior média mensal registrada em agosto, que foi de 12,1 mil unidades, a pior do ano. Não acompanhar o mercado nem num quadro desses é preocupante.
O Gol perdeu a liderança por alguns meses este ano, mas no período janeiro-agosto continua sendo o carro mais vendido, o que lhe dá fôlego no sentido de manter a liderança que defende há 27 anos. Mas nos primeiros dez dias do mês o hatch da Volkswagen perde posições para o Palio, líder com 5,5 mil unidades conforme os números provisórios do Renavam; a picape Strada, segunda colocada no ranking com 8.878 e o Ônix, da GM, terceiro colocado com 4.375 unidades vendidas. Na quarta posição, o Gol vendeu apenas 4 mil unidades nesses oito dias úteis.
No ranking por marca, a Volkswagen aparece em terceiro lugar, atrás da GM, embora com números bem próximos da concorrente. A Volkswagen tem 17,31% de participação contra 17,33% da GM, ambas bem atrás da líder Fiat, que mesmo pior que no mês passado, mantém 20,8% de participação.
A campanha da Volkswagen oferece Fox, Up!, Gol e Voyage com entrada mais 12 prestações sem juros e com carência de quatro meses para a primeira parcela. Além disso, a empresa tem planos de 24 meses com o chamado “juro zero” para o Jetta e para a picape Amarok.
A ação deve despertar a reação da concorrência. Nesta quinta-feira a GM já anunciou um plano de compra do Ônix também com parcelas sem cobrança de juros.

Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]