
A transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox) dos veículos é a mesma utilizada no Polo I-Motion, baseada na transmissão MQ 200, fabricada em Córdoba, na Argentina, e acionada por sistema eletroidráulico.
A Volkswagen garante que o conforto e facilidade de uso são similares aos câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque ou continuamente variáveis (CVT), mas há vantagem no preço e custo de manutenção.
Uma vantagem da caixa automatizada é oferecer cinco marchas, enquanto a maioria dos câmbios automáticos tradicionais disponíveis no Brasil, mesmo em segmentos superiores de carros nacionais e importados, trazem apenas de quatro.
Segundo o fabricante, esse é um dos fatores que contribuem para o melhor aproveitamento do motor, dando agilidade ao carro e ajudando a economizar combustível, com redução de emissões.
A popularidade do câmbio automático no mercado brasileiro tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. O número de veículos nacionais equipados com este tipo de transmissão passou de 2% das unidades fabricadas em 2000 para 7% em 2008.
Desde então, a gama de modelos automáticos ofertados cresceu de apenas 6 para 32 e a projeção para 2009 já aponta para 8% de participação nas vendas.
Os novos lançamentos são oferecidos nas versões:
Gol 1.6 I-Motion
Gol Power 1.6 I-Motion
Voyage 1.6 I-Motion
Voyage Trend 1.6 I-Motion
Voyage Comfortline 1.6 I-Motion