logo

Governo federal vai estudar subsídio de transporte a municípios

Prefeitos querem que União cubra gastos com gratuidade para idosos para aliviar rombo no orçamento das empresas
Author image

Victor Bianchin

07 jan 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A possibilidade de o governo federal passar a subsidiar a gratuidade para idosos nos municípios do país é real. Um grupo de trabalho criado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional vai se reunir com o Ministério da Economia e com outras pastas para elaborar e apresentar uma proposta ao setor.

O encontro será dia 14 de janeiro. Um dia antes, o grupo se reúne com representantes de Caixa Econômica, Controladoria-Geral da União e Ministério da Cidadania, segundo o jornal Folha de S. Paulo. O MDR afirmou em nota que as reuniões servirão para “avaliar as possibilidades de viabilização das propostas”.

O pedido para que a União passe a subsidiar, pelo menos em parte, a gratuidade aos idosos é uma das medidas cobradas pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que tem feito visitas a Brasília para discutir o assunto.

Os prefeitos enfrentam pressão das empresas de ônibus, que tiveram quedas vertiginosas de arrecadação por causa da menor circulação de passageiros causada pela pandemia. Muitas empresas quebraram e as que ficaram não conseguem sustentar suas operações apenas com o dinheiro das tarifas (que inclusive têm subido em todo o país).

O subsídio federal seria uma forma de garantir a operação do transporte nos municípios e também de aliviar as contas das Prefeituras, que não precisariam elas mesmas aumentar seus subsídios para as empresas.

Segundo o setor de ônibus, o prejuízo causado pela pandemia ultrapassa os R$ 16 bilhões.