logo

antidumping

Governo prorroga direito antidumping para pneus comerciais

Reportagem atualizada às 17h25
Author image

Redação AB

04 mai 2015

1 minutos de leitura

O governo brasileiro decidiu prorrogar, por até cinco anos, a aplicação do direito antidumping definitivo às importações brasileiras de pneus radiais, com aros de 20, 22 e 22,5 polegadas, para uso em ônibus e caminhões e originários da China, a ser recolhido sob a forma de alíquotas em dólares por quilograma.

A medida aprovada pela Câmara Brasileira de Comércio Exterior (Camex) foi publicada no dia 4 de maio no Diário Oficial da União. O procedimento antidumping é utilizado quando um país comprova que o exportador fixa preços muito abaixo dos valores de mercado da nação importadora para eliminar a concorrência.

“O dumping é mortal num momento de queda de vendas como este”, afirma Alberto Mayer, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). A entidade pediu ao governo a prorrogação da aplicação do direito antidumping. De acordo com números da associação, a venda geral de pneus de carga – exportações, mercado de reposição e montadoras – recuou 17,6% (veja aqui).

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) considera prática de dumping quando uma empresa exporta para o Brasil um produto a preço inferior àquele que pratica para o produto similar nas vendas para o próprio mercado. Desta forma, a diferença de preços é considerada prática desleal de comércio.