logo

Greve contra Tesla e baixas vendas agravam má fase dos carros elétricos

Enquanto sindicato reivindica melhores condições na Suécia, queda na demanda muda projeções da Lucid e da Rivian
Author image

Redação AB

22 fev 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O mercado de carros elétricos passa por um momento bastante delicado em várias partes do mundo. A forte queda na demanda por este tipo de veículo causa uma série de decisões drásticas, como paralisações na produção e outras importantes mudanças estratégicas.


LEIA MAIS:
– Brasil precisa de mais especialistas em carros elétricos

– Por que o custo de produção virou a pedra no sapato das montadoras na era do carro elétrico?


A Tesla está sendo duramente afetada por esse momento. Além de enfrentar a dura concorrência das marcas chinesas, as quais Elon Musk já alertou que podem acabar com as empresas ocidentais, a marca precisa lidar com problemas como o registrado na Suécia.

Por lá, o sindicato local ameaça interromper a instalação e manutenção de todas as estações de recarga mantidas pela Tesla. A medida é uma reação à dificuldade em chegar a um acordo coletivo que seja satisfatório para ambas as partes.

O sindicato sueco já havia apoiado mecânicos que entraram em greve em outubro de 2023 pelo mesmo motivo.

“A luta que estamos participando é importante para chegar a um acordo coletivo que seja interessante para todos. É por isso que decidimos aumentar a pressão sobre a Tesla”, disse Gabriella Lavecchia, presidente do sindicato.

A intenção é esperar até o dia 4 de março para que a Tesla ceda nas negociações. Caso contrário, o sindicato pretende tomar novas providências.

Marca de carros elétricos Lucid faz previsões pessimistas

Quem também passa por maus bocados é a Lucid. A fabricante de carros elétricos revelou que a produção de veículos deve ficar bem abaixo da previsão anterior.

Agora a empresa projeta fazer 9 mil unidades em 2024, pouco mais do que os 8.428 veículos fabricados no ano passado. O volume é bem abaixo das quase 23 mil unidades estimadas para o ano.

A fabricante (que é bancada por fundos de investidores sauditas) também espera um lucro bem abaixo da projeção inicial para o último trimestre, especialmente por causa da queda na demanda por carros elétricos.

Rivian deve interromper produção de carros elétricos

As ações da Lucid despencaram 8%. Pior foi a Rivian, cujos papéis caíram em 15% depois de anúncios feitos pela fabricante estadunidense acerca também de revisão de volumes e até de paralisação na produção.

Com a baixa demanda por carros elétricos, a Rivian revelou que planeja uma parada na produção por algumas semanas de sua picape R1T e do SUV R1S. A suspensão serviria para ajustes na linha de produção e melhora de eficiência para reduzir custos.

Denro deste planejamento, a Rivian disse que espera produzir 57 mil veículos em 2024. Praticamente o mesmo volume de 2023 e bem abaixo das estimativas anteriores de mais de 81 mil unidades