logo

Grupo BMW anuncia novo presidente do conselho e CEO global

Oliver Zipse assumirá como novo presidente e CEO global do Grupo BMW em agosto
Author image

Redação AB

18 jul 2019

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Grupo BMW divulgou comunicado na quinta-feira, 18, para anunciar seu novo presidente do conselho de administração e CEO global a partir de 16 de agosto: trata-se de Oliver Zipse, 55 anos, membro desde 2015 e responsável pela divisão de produção. Ele sucederá a Harald Krueger, que no início deste mês comunicou ao conselho de supervisão que não se candidataria a um segundo mandato e que deixaria a companhia.

O conselho de supervisão – que é quem indica e escolhe o novo presidente do conselho de administração – tomou a decisão nesta data enquanto se reuniu na unidade de Spartamburg, na Carolina do Sul (EUA) para debater sobre o desenvolvimento dos negócios atuais nos Estados Unidos, bem como o futuro da produção local, que é a maior fábrica que o grupo possui em todo o mundo.

“Oliver Zipse, um líder analítico e estratégico, se tornará o CEO da BMW. Ele fornecerá ao grupo um novo impulso na moldagem da mobilidade do futuro”, disse em nota o presidente do conselho de supervisão, Norbert Reithofer.

Engenheiro mecânico de formação, Zipse ingressou na BMW em 1991 como trainee. Entre as escolhas do conselho de supervisão, ele concorreu com outros membros, como o diretor e especialista em pesquisa, Klaus Froehlich. Entre seus maiores desafios, o novo presidente precisará encontrar uma maneira de investir no caro desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, já que a desaceleração da indústria ameaça a linha de frente e as guerras tarifárias ameaçam o resultado final.

O Grupo BMW sofreu um revés nos últimos anos ao perder a liderança de uma década nas vendas globais de veículos premium para a Mercedes-Benz em 2016. A companhia também desperdiçou a chance de ser a líder no desenvolvimento de veículos elétricos ao permitir que concorrentes como o Grupo Volkswagen e empresas iniciantes como a Tesla a superassem em participação de mercado.