
O Grupo BMW está investindo € 100 milhões em novo centro de simulação de condução. O prédio já começou a ser erguido no distrito de Milbertshofen, em Munique, e deve ser inaugurado em 2020. As novas instalações abrangem uma área total de 11,4 mil metros quadrados e vão apoiar pesquisas em tecnologias de assistência à condução e direção autônoma.
Segundo o grupo alemão, o novo edifício terá 14 simuladores, diversos laboratórios, capacidade para acomodar 157 colaboradores e vai oferecer possibilidades únicas no que se refere a testes virtuais de sistemas de assistência à condução. A estrutura vai fortalecer a expertise da BMW no desenvolvimento da direção autônoma.
Um dos destaques é um simulador de alta fidelidade, no qual movimentos longitudinais, transversais e rotacionais de um veículo podem ser representados simultaneamente e de modo muito realístico. Isso permite que os engenheiros da BMW “tragam as ruas para dentro do laboratório”, informa a montadora.
Ainda de acordo com o grupo, situações de condução urbana (que representam um desafio maior para a direção autônoma) serão reproduzidas com grande fidelidade, permitindo que as respostas dos veículos sejam aprimoradas constantemente.