
O evento destacou a separação das compras da Fiat Chrysler, de componentes para veículos leves, e da Fiat Industrial, para veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção. Vilmar Fistarol, vice-presidente mundial de compras da organização, reforçou a necessidade de que os fornecedores trabalhem para atender o grupo globalmente (leia aqui). “O tempo é agora. Quem não estiver preparado não poderá atender a nossa próxima geração de veículos”, alertou.
O executivo pediu que os fornecedores invistam em ganho de produtividade e cheguem a um patamar de excelência com o World Class Manufacturing (WCM), conjunto de práticas para reduzir perdas e melhorar o processo produtivo, uma variação do sistema Lean. Fistarol aponta que, enquanto na América Latina apenas 37 parceiros da Fiat trabalham seguindo os princípios WCM, na Europa esse número chega a 200. “Estamos muitos atrasados”, reclama.
Para auxiliar na implementação do modelo de produção, a companhia oferece aos parceiros a WCM Light, que, por meio de uma consultoria individual com cada um deles, apontará oportunidades de melhoria e adaptação dos processos para que as empresas alcancem patamares mais elevados de qualidade.
Confira os vencedores da 24ª edição do Qualitas Awards:
MATERIAIS METÁLICOS E POWERTRAIN
Aethra
ArcelorMittal
Autocam
Johnson Matthey (Argentina)
Mahle Miba
Maxion Wheels
MetalKraft
MATERIAIS QUÍMICOS
3M
Dupont Performance Coatings (Venezuela)
L´equipe Monteur
Pirelli
Produflex
ELÉTRICOS
MTA
NGK
Sumidenso
MATERIAIS INDIRETOS
Cemig
Gedore
Leo Burnet
Provest
LOGÍSTICA
Femsa Transportadora
OTIMIZAÇÃO DE VALOR DE PRODUTO
Aethra
DESTAQUE
-P&A
Maxion Componentes Automotivos
NGK
-Logística
Casamassima
Viaduto Rebocadores
-Atendimento do Programa De Produção
Maxion Wheels
SKF
QUALITAS CINCO ESTRELAS
NGK
Sumidenso
Assista à entrevista exclusiva com Vilmar Fistarol, vice-presidente de compras do Grupo Fiat Chrysler:
