O executivo, que criou a empresa em dezembro de 1953, em Uberlândia (MG), permanecerá no controle acionário do grupo e com o poder decisório em caráter vitalício. A propriedade das suas ações, porém, foi transferida, de forma igual entre seus três filhos, Renato, Juscelino e Alair Jr., em um acordo familiar empresarial, que prevê a criação do Conselho de Família no primeiro trimestre de 2013. O conselho reunirá Alair Martins e seus três filhos para compartilhar as decisões estratégicas do grupo. Pelo acordo, nenhum dos integrantes do Conselho de Família será gestor de empresas do conglomerado e contarão com conselheiros externos, como apoio para manter o consenso nas decisões.
“Todas essas medidas têm o objetivo de fortalecer o grupo e perenizá-lo para os desafios das próximas décadas”, afirma Alair Martins. Ele destaca que a definição da sucessão é fundamental para consolidar a estratégia de manter a liderança no mercado. “Agora, tenho tranquilidade para dizer que, além de sermos a única empresa do setor com a administração totalmente profissionalizada, seremos o primeiro atacadista-distribuidor a chegar à marca dos 60 anos de fundação”.
O Grupo Martins é formado pelas empresas Martins, de atacado e distribuição, Rede Smart, Tribanco, Tribanco Seguros, Tricard, Universidade Martins do Varejo (UMV) e Instituto Alair Martins (Iamar). A Martins atacado possui 4,5 mil funcionários e uma frota de 1,4 mil veículos.