
O Grupo PSA anuncia um novo acordo de joint venture, desta vez com a Naza Corporation Holdings, cujo contrato prevê também a cessão de ativos, o que torna oficial a operação compartilhada da fábrica da Naza em Gurun, no estado de Kedah, na Malásia, se tornando o primeiro centro de produção do grupo automotivo no Sudeste Asiático. Caberá ao Grupo Naza gerenciar a distribuição exclusiva dos veículos das marcas Peugeot, Citroën e DS na Malásia e de explorar, junto com a PSA, as possibilidades de vendas em outros mercados da região.
Pelo acordo, os primeiros modelos a serem produzidos são o Peugeot 3008 ainda neste ano e em 2019 o Citroën C5 Aircross, ambos destinados ao mercado da Malásia e da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
A nova colaboração entre os dois grupos consolida uma parceria estabelecida em 2008 entre PSA e Naza a fim de desenvolver atividades sustentáveis e rentáveis na Malásia e no resto da ASEAN. O investimento visa a produção local da plataforma modular EMP2, destinada aos veículos dos segmentos C e D. Inaugurada em 2004, a fábrica da Naza utiliza modernos processos de produção com padrões internacionais. Com 450 empregados, a unidade possui capacidade para produzir 50 mil veículos por ano.
“A criação desse centro de produção em Gurun para a ASEAN é um passo significativo, que permitirá que o nosso grupo desenvolva atividades rentáveis na região, em conformidade com nosso plano estratégico Push to Pass. É uma grande satisfação podermos cooperar com a Naza Corporation Holdings e fazer com que nossa relação histórica continue a dar frutos”, declarou em nota o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares.
“Ficamos gratos ao Grupo PSA por seu apoio e pela confiança que demonstrou na Naza Corporation Holdings ao reforçar essa parceria de longa data. Essa colaboração possui um potencial considerável para transformar o estado de Kedah no principal centro da indústria automotiva da Malásia”, disse o presidente executivo do Grupo Naza, SM Nasimuddin.