
O Grupo PSA é mais um ao se juntar ao time de empresas que pretendem eletrificar toda a gama nos próximos anos. O CEO da companhia, Carlos Tavares, anunciou que o plano é oferecer ao menos uma versão equipada com motor elétrico ou híbrido para cada automóvel ou utilitário à venda. Serão 40 novos modelos. A decisão vale para a cinco marcas da organização: Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall – as duas últimas compradas em 2017 da General Motors. “Queremos ser a montadora mais eficiente, não a maior”, provocou o executivo durante o anúncio no Salão do Automóvel de Detroit, segundo a agência Automotive News Europe.
Apesar de dizer que não tem a pretensão de alcançar a liderança em vendas, o CEO confirma o plano de voltar a atuar no mercado dos Estados Unidos, que é o segundo maior do mundo. O executivo não revela, no entanto, com qual marca a empresa pretende resgatar a presença na região. A companhia planeja lançar globalmente 124 novos veículos em seis anos. O primeiro modelo destinado ao mercado norte-americano já está em desenvolvimento na Europa por um time dos Estados Unidos, aponta.
Tavares garante que, além de eletrificar, o plano é levar autonomia para os novos automóveis da empresa. O executivo calcula que, até 2030, 80% dos carros da montadora serão capazes de circular sem a necessidade de participação tão ativa do condutor em certas condições em modo semiautônomo. Fatia de 10% dos modelos terão tecnologia de nível 4 ou 5 de automação e, portanto, capacidade de efetivamente se autodirigir.