O carro ganhará software, sensores e outros dispositivos desenvolvidos pela nuTonomy e pelo Grupo PSA. O plano é integrar os recursos ao carro até o meio do ano e começar a rodagem efetivamente em setembro. A partir daí as companhias pretendem aferir não só a resposta da tecnologia ao uso do carro autônomo fora do laboratório, como também entender o comportamento dos consumidores e a experiência dele ao usar o veículo como um serviço de mobilidade.
Para as empresas, esta é uma etapa decisiva para o desenvolvimento em grande escala de carros autônomos. A cooperação entre as companhias garante mais eficiência neste processo, apontam. Para o Grupo PSA, a parceria integra a estratégia prevista no plano Puch to Pass, de deixar de ser uma empresa que simplesmente faz veículos para se posicionar como provedora de soluções de mobilidade.
Esta é apenas a fase inicial da parceria, que deve ser ampliada com testes de modelos autônomos em diversas cidades do mundo. A nuTonomy já tem experiência com o uso de veículos com a tecnologia em vias públicas. Desde agosto de 2016 a startup testa a oferta de serviços de transporte com carros autoguiados em Singapura (leia aqui).