
O conselho de supervisão do Grupo Volkswagen nomeou o ex-CEO da ZF, Stefan Sommer, como novo membro do conselho responsável global pela área de compras da companhia, cargo que assumirá em 1º de janeiro de 2019. Sommer, deixou a função de CEO na sistemista no fim do ano passado (leia aqui) e passa a atuar no outro lado do balcão, antes como fornecedor, agora como OEM. Ele sucederá a Francisco Javier Garcia Sanz, que deixou a empresa em abril a pedido próprio, na época em que Herbert Diess assumiu a presidência do grupo (leia aqui).
Sommer é PhD em Engenharia e especializado em automação. Iniciou sua carreira em 1994 e em 1997 ingressou na Continental, em Hanover, Alemanha, como diretor de desenvolvimento de sensores eletrônicos. Ocupou diversos cargos na empresa até chegar a vice-presidente sênior EBS Customer Center, até receber o convite da ZF para membro do conselho de administração para dirigir a divisão de suspensão. Em 2010, assumiu a gestão de materiais. Ele foi nomeado vice-presidente da ZF em janeiro de 2012. Em maio do mesmo ano, foi nomeado CEO da ZF.
Outra mudança é a nomeação de Thomas Sedran, atual secretário geral e vice-presidente sênior de estratégia do Grupo VW para assumir em 1º de setembro o cargo de CEO da marca Volkswagen veículos comerciais. Ele substituirá Eckhard Scholz, que está deixando o cargo a seu próprio pedido. A empresa informa que posteriormente anunciará o sucessor de Sedran.
Sedran é PhD em Economia e trabalhou em diferentes frentes, como consultor de gestão de 1988 a 2012. Neste meio, assumiu a responsabilidade global pelo centro de competência automotiva na consultoria Roland Berger até 2006. Também foi diretor administrativo para a indústria automotiva na consultoria de gestão AlixPartners em Munique. Sedran tornou-se membro do conselho de administração da Adam Opel onde foi responsável pela estratégia e operações, além de CEO interino em 2012, assumiu ainda a responsabilidade pelas marcas Chevrolet e Cadillac na Europa como presidente e diretor executivo em julho de 2013. A Volkswagen nomeou-o vice-presidente sênior estratégia de grupo em 2015 e, além disso, ele foi nomeado secretário geral do Grupo VW em 2017.