
Durante o ano passado, a Volkswagen apresentou mais de 300 inovações, segundo a CAM, levando-a a uma pontuação de 282 pontos no ranking, à frente de BMW, no segundo lugar com 119 inovações, e Daimler na terceira, com 111. O prêmio composto por 13 categorias elenca as três empresas que mais alcançaram pontos em cada uma delas, o mesmo critério utilizado no prêmio para fornecedores, com seis categorias.
Nesta edição 20 empresas fabricantes de automóveis foram premiadas entre as 60 que participaram da avaliação. No total, foram enumeradas 1.495 inovações – contra as 1.254 unidades registradas no ano anterior. Segundo a CAM, mais da metade das inovações são relacionadas ao conceito do carro conectado, o que inclui não só tecnologias de conectividade, mas também todas as inovações ligadas a segurança aliada a condução autônoma.
“A indústria automotiva está atualmente na maior mudança da sua história, traduzida em um ritmo impressionante de inovação”, declarou o diretor e fundador do Centro de Gestão Automotiva (CAM), Stefan Bratzel. “A diversidade de tendências se sobrepõem e são reforçadas por novos serviços em termos de mobilidade, condução autônoma, mobilidade eléctrica e conectividade. É emocionante ver como os fabricantes estabelecidos são desafiados pelos novos ‘jogadores’ como Tesla, Google ou Alibaba”, acrescentou.
Veja abaixo os vencedores em todas as categorias nos prêmios para OEM e fornecedores:
