“No futuro, não vai será só a empresa com as melhores habilidades de negociação que terá a vantagem, mas a que também estabeleceu com sucesso uma excelente rede de fornecedores”, afirmou Francisco Javier Garcia Sanz, membro do conselho de administração da Volkswagen responsável pelo departamento de compras. “Os fornecedores da FAST são nomeados a partir de balizas importantes em nossa rede e eu estou ansioso para esta mais próxima e intensa colaboração, que nos ajudará a enfrentar os desafios do futuro”, completou.
Lançada em fevereiro deste ano, a iniciativa FAST desenvolveu-se nos últimos meses com a realização de extensas avaliações de desempenho de todo os fornecedores globais, que resultaram neste primeiro grupo formado por 44 companhias. Na próxima etapa, o Grupo Volkswagen planeja aprofundar as discussões focadas em gestão com as empresas parceiras já nomeadas e posteriormente, as estratégias e orientações tecnológicas serão alinhadas com cada empresa de acordo com sua área de atuação. Segundo a montadora, o objetivo é implementar as inovações tecnológicas conjuntas de forma cada vez mais rápida do que anteriormente e concretizar os novos projetos de veículos de forma mais eficiente.
A fase de nomeação das empresas deve terminar apenas em junho de 2016, quando a montadora planeja realizar a FAST Summit, primeira conferência estratégica global, exclusiva para os fornecedores nomeados. Elas farão parte do processo de consolidação das inovações de produtos e processos em fases muito mais antecipadas que as atuais. Além disso, haverá um planejamento de redes de produção para que se tornem ainda mais harmonizadas, a fim de gerar mais sinergias e facilidades nos processos de manufatura.
Confira abaixo a lista das primeiras empresas nomeadas pela Volkswagen para a FAST:
